quinta-feira, 14 de abril de 2011

NOTÍCIA DA CASA

Saiu matéria no site do SENAI SC sobre o trabalho de TCC da nossa colega Valdelíria, que concluiu o curso superior de Tecnologia em Produção de Vestuário no SENAI de Jaraguá do Sul em 2010, veja matéria abaixo e ao final o link para o trabalho em PDF.
FICA A DICA: boa leitura para compreender os processos de desenvolvimento coleção do vestuário.

Manual do SENAI ensina como desenvolver coleções de vestuário

Florianópolis, 07.04.2011 - O desejo de ajudar as pequenas empresas foi um incentivo para a aluna do SENAI em Jaraguá do Sul Valdelíria Zimmermann ao encarar um desafio: reunir o conhecimento de três anos de curso e elaborar um guia para desenvolvimento de coleções que pudesse auxiliar as pequenas indústrias do vestuário a superar suas dificuldades. E em 2010, aos 48 anos, Valdelíria realizou dois sonhos: completou o curso superior de Tecnologia em Produção de Vestuário e apresentou como trabalho de conclusão um guia de auxílio para as pequenas empresas de confecção.


A ideia do Guia de desenvolvimento foi baseada em sua experiência de nove anos em fábricas da região, trabalhando na área de produção. "Nesse período, percebi que muitas das empresas têm dificuldades operacionais e muitas coisas são feitas no `chutômetro´. E quando as coisas não começam bem, todo o processo produtivo atrasa", explica Valdelíria, moradora do município de Guaramirim.


O trabalho elaborado pela ex-aluna mostra a importância das etapas de elaboração de ficha técnica, prototipagem, modelagem e corte, além de conhecer as tendências da moda. "Eu queria mostrar que, ao dar maior atenção a esses processos, é possível fazer produtos com maior qualidade e menor custo. O planejamento ajuda a evitar problemas como falta de material e travas nas etapas de produção", destaca.


Para explicar sobre a execução correta das etapas, Valdelíria utilizou como exemplo todo o processo de desenvolvimento de modelos de calças jeans e camisetas. O trabalho também chama a atenção para o fato do desenvolvimento adequado de produtos ajudar na avaliação correta dos cursos custos e nas análises de valor.



Leia e baixe o Guia de Desenvolvimento de coleções (arquivo formato pdf, 29,5 Mb)


Superação



O guia apresentado por Valdelíria Zimmermann chamou atenção dos docentes do SENAI em Jaraguá do Sul pela complexidade. Mas o trabalho de conclusão de curso não seu foi o único desafio nos últimos anos. De origem humilde, a profissional parou de estudar aos 13 anos. Vinte anos depois, tentou retomar os estudos. No entanto, não conseguiu continuar. Em 2005, se matriculou no Centro de Educação de Jovens e Adultos, teve disciplina para estudar por apostilas e conseguiu concluir o ensino médio. No entanto, não quis para por aí.


Como já trabalhava na área, resolveu fazer o curso superior de Tecnologia em Produção de Vestuário no SENAI em Jaraguá do Sul. Foi então que, aos 45 anos, teve seu primeiro contato com um computador. E enquanto seus colegas de curso aprendiam como utilizar programas de CAD (desenho técnico), ela tentava dominar o uso do mouse.


Com tantas novidades de uma só vez, Valdelíria pensou seriamente em desistir. Apoiada pelos professores e por sua força de vontade, prosseguiu e em 2010 realizou o sonho de conseguir um diploma de curso superior. Um esforço que teve reflexos em sua vida profissional: com o diploma de graduação, Valdelíria dobrou seu salário e mudou de função. Ironicamente, hoje ela passa a metade do tempo na frente do computador, como encarregada de produção. "Com uma formação superior, hoje eu me sinto mais respeitada e mais confiante ao propor melhorias", conta, com orgulho.

FONTE: SENAI SC

quinta-feira, 7 de abril de 2011

PROVADOR DE ROUPAS VIRTUAL

Ola pessoal, saiu no Blog do Conhecimento

Novidade no mercado, utilizando-se da tecnologia de realidade aumentada empresas estão desenvolvendo aplicativos com o foco no e-commerce.





confira o post completo: http://www.blogdoconhecimento.com.br/2011/03/swivel-o-provador-de-roupas-virtual.html

LISTA DE BLOGS PARA LEITURA

Ola pessoal.

Para dar início ao nosso blog segue uma pequena lista de outros blogs que recomendamos para sua leitura, fiquem sempre ligados nas novidades, aguardamos comentários com sugestões de link, sites e blogs.

  1. Hiper Fashion 
  2. MIB - Modelagem Industrial Brasileira 
  3. Cortando e Costurando 
  4. Modelagem do Vestuário